quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Secretário palestra sobre novo perfil de estudantes e professores da rede



Assunto foi tratado durante seminário sobre empreendedorismo,no Museu do Estado


Qual o perfil de estudantes e professores da rede pública e quais as expectativas do Governo de Pernambuco para o novo século? Essa foi a pergunta que o secretário de Educação, Anderson Gomes, buscou responder em palestra no seminário Pioneirismo Brasileiro e o Estado de Pernambuco, no Museu do Estado (Mepe), na manhã desta quarta-feira (15).
Gomes iniciou a sua palestra lembrando personalidades a quem chamou de grandes empreendedores pernambucanos da educação social, como Gilberto Freire, Nelson Chaves, Paulo Freire,?além de contemporâneos como Sérgio Rezende e Sílvio Meira.
“Nossa expectativa é que o uso de tecnologia como ferramenta de inovação pedagógica vá transformar o perfil dos alunos, dos professores e também da sala de aula”, respondeu o secretário. Segundo Gomes, o emprego de tablets, tecnologias em três dimensões, robótica educacional como parte do currículo escolar e as redes de internet sem fio nas escolas estão, aos poucos, produzindo uma nova dinâmica nas 12 mil salas de aula da rede estadual.
Para o secretário, é preciso capacitar os estudantes para o empreendedorismo e para o que chamou de habilidades do século XXI. “Queremos formar jovens com liderança, aptos ao trabalho em equipe, com visão global, networking, mente aberta e capacidade de solucionar problemas”, afirmou.


Ele ressaltou a importância de capacitar os professores para acompanhar o processo de inovação. “Todos os nossos estudantes entraram na escola no século XXI, mas todos os professores foram formados no século anterior”, disse.
Gomes ainda enfatizou o intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo como um catalisador das mudanças no perfil dos alunos. “Já estamos pensando na volta, eles precisam voltar com a cabeça mudada”.
Para o professor, ex-reitor da Universidade de São Paulo, e curador do projeto no Mepe, Jacques Marcovitch, a palestra foi um relato dos desafios do sistema educacional em tempos de inovação e empreendedorismo. “O secretário mostrou uma impressionante capacidade de ler e transformar a realidade social”, elogiou.

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