segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Estudantes da rede publica premiados em concurso de redação


Cerimônia do Prêmio Naíde Teodósio ocorreu nesta segunda-feira


Na categoria redação, os sete premiados na categoria ensino médio são estudantes de escolas da rede pública de ensino de Pernambuco. Outras sete, referentes a categoria técnico subsequente são do Senai


Os estudantes autores das redações vencedoras da 5ª edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero receberam premiação, na tarde desta segunda-feira (24), em cerimônia realizada no Teatro Santa Isabel. O evento contou com a presença do Governador Eduardo Campos e da Secretária da Mulher, Cristina Buarque, entre outras autoridades, além de alunos e professores de escolas públicas e particulares e de graduação e pós-graduação de todo o Estado.
Na categoria redação, os sete premiados na categoria ensino médio são estudantes de escolas da rede pública de ensino de Pernambuco. Outras sete, referentes à categoria técnico subsequente, são do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os textos selecionados farão parte do livro Gênero e Educação, que deve ser lançado em 2013. Os premiados receberam certificados, tablets e premiações no valor de R$ 5 mil, R$ 8 mil e R$ 20 mil, além de assinaturas da Revista Continente (da Cepe) e kits culturais da Fundarpe. As dissertações abordaram temas relacionados à questão da violência doméstica e sexista, a inserção da mulher nos espaços de poder, gênero e saúde, entre outras.
O governador Eduardo Campos destacou a importância de uma premiação que leva o nome de uma defensora dos direitos das mulheres, a médica e militante pernambucana Naíde Teodósio, que dedicou a vida à luta por uma sociedade mais justa e igualitária. “É uma justa homenagem que fazemos a Naíde Teodósio. Uma mulher que enfrentou tabus, preconceitos e superou barreiras buscando sempre a erradicação das desigualdades sociais. Ela trabalhou não só âmbito da saúde, enfrentado a desnutrição infantil, mas também contribuiu significativamente para a promoção da educação no Estado”, afirmou Campos.
O concurso, realizado pela Secretaria da Mulher, em parceria com as secretarias Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia, a FACEPE, Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o IFPE, contou com 920 trabalhos inscritos, dos quais, 689 foram aceitos para análise. O objetivo é estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero. "Estamos felizes de terem participado do Prêmio Naíde Teodósio. Quero que discutam muito e quebrem preconceitos. Será o último livro da nossa gestão e vamos publicá-lo no ano que vem”, revelou a Secretária da Mulher, Cristina Buarque.
A aluna do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jarina Maia, de João Alfredo, no Agreste pernambucano, Lucélia de Abreu Santos, de 18 anos, foi selecionada com a redação intitulada "A luta da mulher pela dignidade". Surpresa com a premiação, ela revelou que quis abordar o tema da violência pra denunciar abusos que observa no dia-a-dia. "É um tema que acontece muito. Já vi várias vezes mulheres serem violentadas pelos maridos. Acho que a mulher ainda sofre muito com violência preconceito hoje em dia e isso precisa mudar", comentou. Emocionada, a mãe de Lucélia, a agricultora Gilvani Abreu, 46 anos, revelou o orgulho com a conquista da filha. "Não esperava que ela fosse ganhar. Fiquei muito feliz em saber que ela se preocupa com temas importantes como esse", disse.
Com o tema "A mulher na sociedade contemporânea: a quebra de paradigmas", o aluno do 3º ano da EREM Manoel Gonçalves, do município de Cumaru, Thiago Edvaldo Amaro foi um dos vencedores do concurso. "As mulheres sempre exerceram um papel sofrido e viveram repressão da sociedade. Hoje elas estão conseguindo conquistar seu espaço, tanto é verdade que temos uma presidenta mulher", destacou.
Seleção - Foram escolhidas pela comissão julgadora para a premiação sete redações de ensino médio e oito redações de ensino técnico subsequente, dois relatos de experiência, três artigos científicos de graduação, três artigos de pós-graduação e um roteiro de curta metragem.

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