quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Rede Estadual de Ensino registra aumento no Ideb 2011


O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 revelou que a rede estadual de ensino de Pernambuco melhorou seu rendimento em todos os níveis de ensino chegando, inclusive, a alcançar a meta prevista para o ano de 2013 no que diz respeito aos índices do ensino fundamental (anos iniciais e finais). Além disso, o Estado foi uma das 11 unidades da federação que conseguiu elevar os números no ensino médio. No Nordeste, Pernambuco ficou acima da média da região em todas as modalidades de ensino.
Um comparativo entre 2009 e 2011 mostra que a rede estadual de ensino avançou de 3.9 para 4.2 no ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano). O mesmo ocorreu com o ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano) que passou de 3.0 para 3.3. Um aumento de três pontos para cada modalidade de ensino.
No ensino Médio, a rede passou de 3.0 para 3.1. Os números são praticamente iguais aos do Idepe (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco) divulgados há pouco tempo pela Secretaria de Educação de Pernambuco.
“Os números mostram que Pernambuco cresceu em todos três níveis de ensino. Nós e o Piauí fomos os que mais evoluíram em termo de esforço, com o crescimento não só da taxa de fluxo, mas também da proficiência. Esse resultado é muito importante porque demonstra que os estudantes estão aprendendo mais e com uma melhor qualidade”, avaliou o secretário de Educação, Anderson Gomes.
Em relação ao índice geral de Pernambuco, ao que se referem às escolas particulares, municipais, estaduais e federais, os índices não são tão diferentes se comparados, apenas, ao da rede estadual. É que no ensino fundamental (anos iniciais) Pernambuco alcançou 4.3 em relação a 4.2 da rede estadual. No Fundamental (anos finais) a diferença foi de 3.5 em Pernambuco em relação a 3.3 da rede estadual. No Médio, Pernambuco chegou a 3.4 em relação à rede estadual que foi de 3.1.


Índices- O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Desenvolvimento Educacional de Pernambuco (Idepe) utilizam a mesma metodologia de avaliação, cruzando informações das provas que aferem o grau de proficiência dos estudantes do 5º e 9º ano do Fundamental e 3º ano do Ensino Médio ao fluxo escolar (taxa de aprovação).
Destaque– A Escola Municipal São Miguel, em Quixaba, no Sertão, obteve 7.8 e está entre as 10 escolas com melhor nota no País na modalidade de ensino fundamental anos iniciais. A Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, no mesmo distrito, ficou com a terceira melhor nota do Ideb no ensino Fundamental (anos iniciais), quando obteve nota 7.0. Nos anos finais, a unidade conseguiu média 5,2, o que supera a meta para o ano de 2013. Em 2009, a mesma escola não fez diferente. Na época, ela também superou os índices e esteve entre as melhores do País, quando obteve média 6.5.
Na Região Metropolitana do Recife (RMR), a Escola Estadual Professor Josué de Castro, em Brasília Teimosa, no Recife, teve o maior Ideb no ensino fundamental (anos iniciais). A unidade alcançou a nota 6.1, batendo a média esperada para o ano de 2019.
Nos ensino fundamental (anos finais), a Escola de Aplicação da Universidade federal de Pernambuco (UFPE) alcançou a melhor nota que foi de 8.1. Em seguida, a Escola estadual do Recife, no município de mesmo nome, conseguiu obter nota 7.3.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação de Pernambuco

0 comentários:

Postar um comentário