segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Secretária Executiva de Gestão da Rede, Margareth Zaponi, representa a SE no SEBE

 
Créd. Rayanne Marinho
 




Na última terça-feira (02), a Secretária Executiva de Gestão da Rede, Margareth Zaponi, palestrou no Seminário Regional em Busca da Excelência (Sebe), realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), em Santo Amaro, Recife. O evento é promovido pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fiepe e Programa Pernambucano de Qualidade (Propeq).
Realizado com o objetivo de reunir e apresentar os conceitos em excelência de gestão e as boas práticas de empresas reconhecidas com prêmios de qualidade e produtividade, o SEBE contou com a mostra de diversos cases de sucesso, inclusive o da Secretaria de Educação (SE), homenageada com Menção Honrosa pelo Propeq em 2011, pela construção da excelência em Gestão Escolar. Na ocasião Margareth Zaponi pontuou a relevância do Seminário.
“É importante participar deste momento, uma vez que temos a possibilidade de conhecer os pontos fortes e as oportunidades de melhorar os processos na SE, visando a melhoria dos nossos resultados educacionais”, diz. A secretária destacou ainda os pontos necessários para alcançar o êxito. “A excelência em gestão pública pressupõe atenção prioritária ao cidadão e à sociedade na condição de usuários de serviços, e destinatários da ação decorrente do poder de Estado, exercido pelas organizações públicas”.
Além da secretária executiva da SE, representantes da Fiepe, FNQ, Sesi, Alusa Engenharia, Colégio Criativo, Supera Componentes e Corn Products também desenvolveram apresentações abordando suas gestões bem-sucedidas.
Gestão Pública – O governo de Eduardo Campos é visivelmente um dos incentivadores da prática de excelência na gestão pública do país. Em 2009, o governador pernambucano foi homenageado pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) com a “Medalha Pessoa Física por relevante contribuição para o desenvolvimento da qualidade no País”. O reconhecimento foi ocasionado por seu comprometimento e envolvimento com o Programa de Modernização da Gestão Pública (PMGP) que garantiu a economia de 106,8 milhões de reais através da redução de despesas, otimização das receitas e processos de melhoria na gestão pública. 
Mas o estado obteve também visibilidade internacional, já que em junho deste ano, graças ao programa “Todos por Pernambuco”, caracterizado pela participação efetiva da população no governo, Eduardo Campos recebeu o Prêmio das Nações Unidas de Serviço Público (UNPSA). O UNPSA é a homenagem de maior prestígio do mundo em relação à prestação de serviços públicos, poderia ser descrito como um Oscar da Gestão. Anualmente, ele contempla instituições que contribuíram para o desenvolvimento da administração pública nos cinco continentes com o objetivo estimular a difusão desses avanços. Na ocasião, Pernambuco também se destacou na categoria “Promoção da Inclusão de Gênero nos Serviços Públicos” com o “Chapéu de Palha Mulher” realizado pela Secretaria da Mulher. 

0 comentários:

Postar um comentário