quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mostra de física leva duas mil pessoas para o centro de Passira


Estudantes da EREM Manoel Guilherme da Silva apresentaram dispositivos hidráulicos criados nas aulas


A Praça da Matriz, no centro de Passira, Agreste de Pernambuco, serviu de palco para uma quarta-feira (15) agitada. Estima-se que cerca de duas mil pessoas saíram de suas casas para prestigiar a I Mostra de Garras Hidráulicas, evento promovido pela Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) Manoel Guilherme da Silva. Na ocasião, foram expostos dispositivos hidráulicos produzidos pelos estudantes do 3º ano da instituição.
Estiveram presentes idosos, adultos e crianças, muitos deles estudantes de escolas do município e de cidades vizinhas, que aproveitaram para tirar dúvidas sobre física mecânica e aprender noções de reciclagem.
Coordenado pelos professores Gilberto Albuquerque, Elen Carolina e Lívio Araújo, o projeto contou com a participação de todos os estudantes do 3º ano, que se dividiram em grupos para construir os dispositivos.
O trabalho que mais chamou a atenção dos presentes pertence ao estudante Cosmo Honório, de 19 anos. Ele desenhou sozinho o esquema de um escorpião articulado por seringas descartáveis e mangueiras, que se tornou realidade após quatro meses de dedicação.
“O projeto para fazer as garras com material reciclado já existia, mas eu queria fazer algo diferente. Então pensei num escorpião. Pesquisei na internet e não encontrei nada parecido. Aí peguei os livros de física, pra estudar hidráulica, e consegui fazer os movimentos do robô. Foi muito interessante a experiência, porque peguei habilidade e minhas notas melhoraram”, afirmou o jovem.
O estudante Edivanilson Edmilson da Silva, de 17 anos, que ajudou Cosmo na confecção do escorpião, contou que o contato com o público na feira é sua maior satisfação e destacou que não teme desafio algum. “A ideia da feira foi muito bem organizada. A variação de projetos é muito importante e temos que ter sempre a mente aberta pra eles, não ficar preso aos que já existem. Tem que deixar a criatividade dos alunos fluir. O desafio é o mais legal de tudo”.
O público, que pôde tirar dúvidas sobre os conceitos por detrás das máquinas, aprovou a feira, que também ensinou aos visitantes noções de reciclagem. “Achei interessante. Eles mostraram o que podemos fazer a reciclagem dos materiais na nossa própria casa. Também acabei matando a curiosidade, descobrindo como as garras são feitas”, disse Jorge Luís, um dos visitantes.

Além de arrancar elogios da população, os alunos deixaram o diretor da EREM, Benedito Severino, bastante orgulhoso. “Eles conseguiram promover uma verdadeira festa na praça. Demos total apoio aos professores, porque acreditamos que eles só podem fazer um bom trabalho com o apoio da gestão. Fico muito feliz por contar com uma equipe responsável pelo desenvolvimento da nossa escola, que hoje faz a diferença em Passira. É com muita satisfação que lidero este grupo, que tem muita boa vontade em fazer o melhor pelos nossos alunos”.

0 comentários:

Postar um comentário