sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Estudantes do Agreste pernambucano serão Jovens Embaixadores




Estudantes do Agreste vão representar Pernambuco nos Estados Unidos através do Programa Jovens Embaixadores. O resultado da seleção para o intercâmbio de 2013 foi anunciado na última terça-feira (23). Os jovens foram selecionados entre os 17 mil concorrentes de todo país e estão entre os 37 que formam o grupo de estudantes brasileiros que embarcarão no dia 11 de janeiro para os Estados Unidos.
Oriundos de escolas da rede pública, Augusto Benjamin Chalegre, estudante do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Arnaldo Assunção, em Caruaru, e Davi de Almeida Oliveira, concluinte do 3º ano da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns, ambos de 16 anos, passarão três semanas no exterior, estudando em escolas locais, conhecendo autoridades e o governo do país e trocando experiências com outros jovens.
Dedicação foi o que moveu o estudante caruaruense a fazer parte dessa equipe. “Minha maior conquista é representar minha cidade fora do País. Me dediquei muito pra conseguir e sou o primeiro aluno de Caruaru a fazer parte de um projeto como esse. Não tem objetivo de vida que se realize sem esforço e dedicação”, avalia Augusto Chalegre.
Quatro meses de estudo dedicado exclusivamente à língua inglesa foi o que ajudou na conquista de Davi Oliveira. “Desde 2010, quando fiquei sabendo do projeto, foquei nos estudos para conseguir essa vaga, tentei por três anos e agora chegou a minha vez. Essa vai ser a maior experiência da minha vida. A troca de conhecimento e de experiência vai enriquecer muito meu currículo e engrandecer a minha vida”, relata.
A iniciativa do programa é da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Ministério da Educação (MEC), da rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos e de empresas do setor privado. Para conquistar as vagas, os pernambucanos passaram por um rigoroso processo de seleção.
Jovens Embaixadores - Criado em 2002, o programa é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado de ambos os países — que beneficia alunos brasileiros da rede pública com desempenho escolar diferenciado, que falam inglês, que pertencem à camada socioeconômica menos favorecida, que têm perfil de liderança e que prestam serviço voluntário.
O principal objetivo é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.

Fonte: Secretária de Educação PE

0 comentários:

Postar um comentário