sábado, 8 de setembro de 2012

Feira de Conhecimento é vivenciada na EREM Jornalista Trajano Chacon


A matemátiva do povo Maia esteve presente em um dos estandes da feira

Estudantes e professores da Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Trajano Chacon, no bairro do Cordeiro, Recife, realizou na tarde desta quinta-feira (06) a Feira do Conhecimento e Tecnologia 2012. O evento englobou as disciplinas de matemática e ciências como eixo principal para todas as pesquisas.
Os trabalhos foram apresentados por alunos do ensino médio e os temas escolhidos variaram de acordo com o que cada equipe se identificava. “A ideia foi usar a interdisciplinaridade mostrando que a matemática é usada em todas as outras matérias. Nossos trabalhos mostram desde a matemática com suas funções normais até o uso dela nos cordéis”, disse a professora de matemática, Manuella Albuquerque.

Ainda foi possível observar dentro da disciplina trabalhos relacionados com a geometria das plantas, os jogos matemáticos, a matemática e a química, a robótica, a matemática dos Maias, entre outros. “Pensamos na matemática maia pela curiosidade da pesquisa e por unir todos os nossos interesses, porque também gostamos de história, astronomia e física”. A dificuldade encontrada pelos alunos impulsionou ainda mais para a realização da pesquisa. “Como não existem livros que falem sobre esse tema, a nossa pesquisa foi feita toda pelos tablets que ganhamos, eles foram o nosso instrumento principal para a conclusão desse trabalho”, relatou o estudante concluinte do 3º ano, Mateus Muniz.
Mostrando como é interessante a robótica, os alunos do 1º ano usaram o kit recebido pela Lego Education para montar o robô batizado como Edi, em homenagem ao professor Ediel Barbosa, coordenador da equipe.



 “Eu me identifico muito com a robótica, é uma forma divertida de estudar física e muito prazerosa depois do trabalho pronto”, comentou a estudante de 15 anos, Ana Letícia Costa. A equipe de robótica está sendo montada para participar do First Lego League Regional 2012, que acontecerá este ano na quadra de esportes da Secretária de Educação, no bairro da Várzea.
Nos trabalhos que envolveram a disciplina de ciências, os alunos tiveram como tema central “A evolução tecnológica do conhecimento”. “Queremos desenvolver em cada um deles o talento escondido, incentivando o gosto pela pesquisa e as várias formas de se apresentar um bom trabalho”, explicou a professora de biologia, Eleneide Menezes.


Os alunos do 1º ano apresentaram a evolução da moda, maquiagem e música. Um grupo de nove meninos formaram a equipe da moda, e comentam que a escolha do tema foi pela identificação de cada um. “Escolhemos esse assunto para mostrar que os meninos também entendem do assunto, gostamos de usar rosa e queremos cada vez mais saber sobre esse assunto, porque assim descobrimos o que agrada as meninas”, diz o estudante de 14 anos, Yure Coimbra.
Também no âmbito da ciência, as alunas do 1º ano procuraram se aprofundar no tema de acessibilidade. Para entender mais sobre a escolha, foram visitar a Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD), na comunidade de Joana Bezerra. “Só vivenciando tudo aquilo é que podemos entender a necessidade dessas pessoas. É impressionante como é alto o astral lá dentro e como nos encheu de esperança vendo tamanha superação. Depois de tudo que vimos conseguimos enxergar melhor a nossa própria vida”, revelou a aluna de 15 anos, Nathália Emanuely Araújo.
O grupo da acessibilidade começou uma campanha para arrecadar moedas para os cofrinhos da AACD, além de brinquedos para doar as crianças em tratamento. Os interessados em participar fazendo sua doação podem procurar a escola.

redacaoconecta@gmail.com | Fone:9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário