quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Siepe realiza a consistência e migração de dados de 178 escolas para o Educacenso


Uma das grandes vantagens do Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco (Siepe) é a otimização do tempo dos servidores da Educação. Neste ano, essa característica foi notória no processo de preenchimento do Educacenso, o sistema de Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC). Cerca de 178 unidades escolares foram beneficiadas com a consistência e migração das informações o que garantiu maior confiabilidade, o não retrabalho e agilidade na operação.
Isso aconteceu porque a inserção dos dados no Siepe, geralmente iniciada no começo do ano letivo e diariamente atualizada, permitiu que este, fizesse a consistência de informações necessárias e migrassem para o sistema do MEC todas as informações, evitando o retrabalho de preenchimento do questionário pela escola e agilizando o processo operacional.
“Utilizar o Siepe facilitou a vida dessas escolas. Como elas já haviam preenchido o questionário do sistema, no dia de referência do censo, nós só precisamos realizar poucos ajustes e enviar para o Educacenso. Elas não tiveram o retrabalho de responder novamente outro questionário, foi muito rápido o processo. Além disso, como o Siepe é atualizado diariamente, nós garantimos mais confiabilidade nas informações enviadas para o MEC”, explica a coordenadora do Censo Escolar na Secretaria de Educação, Tereza Pedrosa.


O coordenador de Informações Educacionais da Secretaria de Educação (SE), Luís Felipe Oliveira, também ressalta a vantagem do processo. “Considerando o fato de ser uma ação pioneira e também pensando na adaptação de cada unidade, achei a experiência muito boa e válida. Porque tivemos resultados satisfatórios. Pensávamos em migrar as informações de 51 escolas, conseguimos operacionalizar 178 unidades. E com muita tranquilidade, porque elas já tinham os dados no Siepe. Então foi só fazer alguns ajustes”, diz.
Em 2013 a SE espera realizar o procedimento com todas as unidades da rede. “O Siepe nos ajudou a dinamizar e melhorar os processos das escolas em 90%. Nós otimizamos o trabalho e ainda temos acesso muito mais rápido às informações. No que diz respeito ao Censo foi uma experiência gratificante e que queremos adotar definitivamente. Nós não tivemos o retrabalho de preencher todos os questionários porque já tínhamos prontos. Foram muito poucos os ajustes aqui na escola”, declara o gestor da Escola de Referência em Ensino Médio Clóvis Beviláqua, Cláudio Freire.

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