sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Escola da Mata Sul desenvolve projeto de inclusão e conscientização ambiental


A “Semana da Árvore” foi trabalhada com 24 alunos da educação especial

Conscientização ambiental e inclusão. Essas práticas definem o projeto Semana da Árvore, da Escola Estadual Dom Luiz de Brito, localizada no município de Amaraji, Mata Sul de Pernambuco. As atividades que compõe a iniciativa iniciaram na última segunda (17) e acontecerão até a próxima quarta-feira (26) sob o tema “Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz”.
A ação, idealizada pelas docentes Cristiane Cavalcanti, Deyse Alexandrino e Maria da Silva, tem como público-alvo os 24 estudantes com deficiências intelectuais, visuais e auditivas da escola e visa a sensibilização no que diz respeito à importância das árvores para o homem e os animais, despertando o amor à natureza e o desejo de conservação desse bem.

“Criamos as atividades para promover, principalmente, a inclusão dos nossos alunos da classe especial. Infelizmente, percebemos em todos os lugares olhares com diferenças para esses estudantes. Muita gente acha que eles não conseguem aprender ou desenvolver projetos. Mostramos o contrário. Eles estão adorando e se saindo muito bem, além disso, é muito importante criar essa cultura de preservação do meio ambiente”, explica Maria da Silva.
Dentro da programação vivenciada durante a semana está o plantio de sementes e passeio às margens do rio Amaraji, confecção e pintura de mosaico utilizando sementes de feijão, milho e arroz, sessão cinema sobre a árvore e o meio ambiente, exposição dos trabalhos e confecção de uma árvore e plantio de mudas no pátio da escola. A culminância do projeto acontecerá na próxima quarta-feira (26) quando os estudantes seguiram com seus professores para o Zoológico Dois Irmãos, no Recife.
Segundo a gestora da Escola Dom Luiz de Brito, a criação desse tipo de projetos é necessária. “É importante proporcionar momentos de descontração com conhecimento. Sentimos com muita intensidade o preconceito contra esses estudantes e procuramos acabar com isso desenvolvendo ações que mostrem a capacidade deles e os socialize com os outros”, diz.

redacaoconecta@gmail.com | Fone:9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário