segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Estudantes resgatam a história de Moreno com cartões-postais


Dez melhores fotos foram selecionadas, após votação na cidade

Se as ruas, monumentos e prédios históricos do município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR), falassem, contariam a história que os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Cardeal Dom Jaime Câmara registraram através de um concurso de fotografias, quase 400 anos após a chegada dos primeiros portugueses ao local, em 1616. As dez melhores fotos selecionadas, após votação na cidade, foram lançadas como cartões postais na última quinta-feira (6).
O projeto Moreno Ontem, Moreno Hoje nasceu em 2009 a partir do desejo dos próprios estudantes de preservar a história, o patrimônio e a cultura do município, que completa 84 anos de emancipação no dia 11 deste mês, e cujas terras já receberam visita do imperador Dom Pedro II, em 1859.
Abraçado pela professora de história Antonieta Ramos, a terceira edição do projeto levou os meninos a registrarem, através de imagens, a beleza de onde moram. “Temos a intenção de sensibilizar os alunos para a importância tanto da história e patrimônio da cidade, quanto as belezas naturais. O tema do trabalho foi História, memória e arte”, conta Antonieta.
Das cerca de 500 fotografias tomadas, dez foram eleitas pela comunidade como vencedoras. A votação foi anunciada em carros de som e nas rádios do município. “Moreno é uma cidade esquecida pelos seus moradores”, afirma o estudante Willyton Santos, 16 anos, do 2º ano do ensino médio da escola. “Esses cartões são um presente para todos. No futuro, nossos filhos e netos poderão ver a beleza de Moreno no passado, e espero que isso valorize a cidade no futuro”, completa o estudante, lembrando que o município ainda não tinha cartão postal.
As fotografias renderam mil cópias de cartões postais que já estão sendo distribuídos. Nas edições anteriores, os estudantes já realizaram uma exposição fotográfica e também homenagearam a educadora e poeta Brandina Rocha, que lutou pela democratização do ensino na cidade. Para o ano que vem, a ideia é transformar a história do município em livro. 


redacaoconecta@gmail.com | Fone:9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário