segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Secretário prestigia inauguração da primeira escola de Luthier e Archetier de PE


Solenidade contou com apresentação da Orquestra Criança Cidadã

A arte e o ofício de construir e reformar instrumentos musicais está mais próxima de estudantes da rede pública de ensino. Seis jovens oriundos de escolas municipais e estaduais iniciarão a primeira turma da Escola de Formação de Luthier e Archetier de Pernambuco, inaugurada na manhã desta segunda-feira (10), pela Orquestra Criança Cidadã (OCC), em solenidade prestigiada pelo secretário de Educação, Anderson Gomes, que representou o governador do Estado.

Durante cinco anos, os alunos aprenderão com dois dos três únicos mestres do estado, Julio Rocha (Luthier) e João Batista (Archetier), a arte de confecionar, reparar e restaurar instrumentos musicais, ofício do Luthier - e também confeccionar os arcos utilizados para tocar violino, viola, violoncelo e contrabaixo, profissão do Archetier. Eles terão aulas todos os dias da semana, durante duas horas, e em um ano começarão a produzir os primeiros instrumentos.
"Esses jovens serão forjados na profissão e servirão de exemplo para outros estudantes de Pernambuco. Quero aqui parabenizar os professores e alunos que assumiram essa nobre tarefa de levar adiante a iniciativa", disse o secretário durante sua saudação. Exemplos como da jovem Priscila Araújo, 16 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Nabuco, no bairro de São José, no centro do Recife. Inspirada pela irmã, que toca na Orquestra Criança Cidadã, resolveu aprender o ofício e já tem objetivos ambiciosos. "Quero fabricar um violino para a minha irmã tocar, quem sabe monte uma empresa de luthieria e até vire luthier da OCC", contou.
Com 15 anos no ofício de luthier, o professor Julio Rocha destacou a importância do curso para os jovens. "A arte de luthieria é um ofício pouco visto em Pernambuco. O mercado necessita de mais profissionais para atender a demanda crescente de instrumentos precisando de manutenção. Se esses meninos tiverem consciência da grande oportunidade que estão tendo e quiserem levar essa aprendizagem adiante, acredito que terão um futuro promissor", comentou.
Aulas e resultados- Os alunos aprenderão técnicas para seleção da madeira ideal, o corte adequado para cada tipo de instrumentos, a pintura e a afinação que garantem a precisão do som. Os instrumentos criados dentro da Escola de Formação de Luthier e Archetier serão utilizados pelos alunos da própria orquestra, mas também serão enviados para comercialização no Japão, através de uma parceria com uma empresa japonesa especializada no ramo.




redacaoconecta@gmail.com | Fone:9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário