terça-feira, 11 de setembro de 2012

SE realiza seminário em homenagem à Semana da Diversidade

Na ocasião, serão realizadas mesas redondas com discussões de temas do cotidiano dos alunos

Em homenagem à Semana da diversidade, que este ano, o Estado comemora entre os dias 10 e 16 deste mês, a Secretaria de Educação (SE), por meio da Gerência de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (GEDH), preparou uma série de aulas, com assuntos vivenciados na atualidade. Entre os temas propostos estão bullying, homofobia e transexualismo, que serão debatidos pelos professores, alunos e comunidade escolar.
Para Luciano Freitas, assessor pedagógico da SE, o objetivo da semana é mostrar que a educação pode contribuir para a superação da violência e para promover a igualdade de todos. “Nossa ideia é trabalhar assuntos discutidos pela nossa sociedade do dia-a-dia e, a partir daí, mostrarmos aos estudantes que a diferença faz parte da vida e que a intolerância é um mal que precisa ser evitado”, disse.
Além das escolas, que promovem suas atividades individualmente, na sede SE, localizada no bairro da Várzea, também será realizado o Seminário de Educação e Diversidade. O evento, que acontece na quinta-feira (13), às 8h30, contará com a participação da secretária executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), Ana Selva.
Na ocasião, mesas redondas e debates serão realizados por profissionais da SE, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de São Paulo (USP). O professor Daniel Filho, da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Cavalcanti Nunes, em Petrolândia, no Sertão, também estará presente para socializar as experiências vivenciadas na unidade de ensino.
Na unidade, há cerca de dois meses, os estudantes do ensino médio tiveram a oportunidade de participar de aulas de filosofia diferenciadas. A partir de assuntos ministrados em sala, entre eles, política, ética e opção sexual, foram realizados debates a cerca dos temas. Na escola, ainda ocorreu uma eleição onde os jovens assumiram o papel de deputados para votar o projeto de lei “Por um Brasil sem Homofobia”. Dos nove votos, seis foram a favor de sua aprovação.
“A iniciativa mostrou que o preconceito existe. Mas muito mais por parte dos adultos do que pelos próprios estudantes. Essa constatação pode ser observada aqui mesmo na escola durante a realização da ação”, avaliou o professor.

redacaoconecta@gmail.com | Fone:9646-0552

 

0 comentários:

Postar um comentário