segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cinco mil estudantes da rede estadual de ensino abrem desfile do 7 de Setembro no Recife


Cerca de cinco mil estudantes da rede estadual de ensino participaram do desfile de comemoração ao Dia da Independência do Brasil nesta sexta-feira, 7 de setembro. Com coreografias e músicas ensaiadas, os jovens deram início ao evento cívico-militar na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, centro do Recife. Estiveram presentes o governador do Estado, Eduardo Campos, o secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes, e autoridades militares. 
Seguindo uma tradição de 26 anos, o desfile foi aberto com a banda marcial do Ginásio Pernambucano. O grupo, que tem 43 anos de história, é uma das bandas tradicionais mais antigas do Estado. Em sua linha de frente, estava o estudante do 2º ano Thalys Hudson da Silva. Veterano, o tocador de tuba já estava em seu terceiro desfile. 
“Já participo do desfile há dois anos e é sempre a mesma ansiedade. Eu gosto muito, mesmo sendo um pouco cansativo. Por mim, continuo vindo sempre, todos os anos. Além de ter me tornado amigo do pessoal, aprendi a tocar tuba, que é um instrumento com o qual me identifico”, disse.  Após a passagem do Ginásio, bandas de 41 escolas da rede estadual seguiram o desfile, apresentando desde marchas tradicionais a músicas pop. Formadas por músicos de sopro e percussão vestidos com roupas de gala, as fanfarras abrilhantaram a apresentação, sempre demostrando graça com a comissão de frente, formada por balizadores e mores, responsáveis pelas coreografias. 
O secretário Anderson Gomes, após o desfile, contou que estava muito contente com a apresentação. “Juntamos cinco mil estudantes da rede estadual. É sempre um dia bonito, onde temos nossas escolas abrindo o desfile. Todas elas se saíram muito bem. É interessante observar as crianças exercendo a cidadania desde cedo”. Após a apresentação dos jovens da rede estadual, os cerca de dez mil presentes puderam prestigiar o desfile de escolas da rede municipal e particular, além de destacamentos militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Ao todo,  4,5 mil militares desfilaram. 
Satisfeito, o governador Eduardo Campos observou que a participação das escolas este ano foi maior: “O desfile é muito bem organizado. Este ano vieram mais escolas e muita gente apareceu para prestigiar o evento”.
redacaoconecta@gmail.com | Fone:9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário