segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, de Quixaba, é finalista do Prêmio de Gestão Escolar


Confirmando a qualidade do trabalho desenvolvido durante o ano de 2011, a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada na comunidade de Lagoa da Cruz, no município de Quixaba, Alto Sertão do Pajeú, é uma das seis finalistas nacionais do Prêmio Gestão Escolar 2012. A unidade, que havia conquistado o mesmo resultado em 2008, mais uma vez ganha destaque na premiação e disputará o título com outras cinco escolas públicas do Brasil.
Como critério de seleção pelo comitê nacional julgador, foram escolhidas as escolas mais ativas, com gestão participativa e preocupadas com o monitoramento e avaliação do seu corpo docente. Após a avaliação de toda a documentação registrada no dossiê de cada uma das candidatas, foram apontadas as seis escolas finalistas.
Para o diretor da escola, Ivan Francisco, estar entre as finalistas é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na unidade. “Recebemos a notícia com muita alegria e entusiasmo. Isso respalda o nosso trabalho que é feito com responsabilidade. Estamos mais uma vez saindo do Alto Sertão do Pajeú para ganhar destaque no Brasil como modelo de educação. Isso é muito bom”, afirmou.
Segundo Ivan, os bons resultados precisam ser conquistados respeitando as particularidades de cada escola. “Não existe receita pronta. Cada escola tem uma identidade, uma realidade diferente. No nosso caso, o que deu certo foi o trabalho entrosado da equipe e o fortalecimento das relações interpessoais, com uma gestão democrática, o que permite a participação da comunidade", frisou.
As seis escolas receberão um prêmio de R$ 10 mil e o diploma de “Escola Destaque Nacional”. Dentre elas, sairá a grande vencedora que receberá R$ 30 mil e o título de “Escola Referência Brasil”. O resultado da vencedora será divulgado na cerimônia de premiação no dia 5 de novembro em São Paulo.
Modelo - Como resultado de uma gestão inovadora, participativa e preocupada com o aprendizado de todos os alunos, a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva se tornou referência na educação pública de Pernambuco e já foi matéria de reportagens nacionais e debates sobre modelos pedagógicos. Conquistando o prêmio de Escola Referência em Gestão Escolar nos anos de 2009 e 2012 e o primeiro lugar no Idepe (anos iniciais) em 2008, 2009, 2010 e 2011.
PGE - O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco; Fundação SM, Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Fundação Victor Civita; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Ministério da Educação (MEC); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Instituto Natura, que recentemente integrou-se ao grupo.

Contato: redacaoconecta@gmail.com | Fone: (87) 9646-0552


Confira as finalistas do PGE 2012:

UFNome da escolaMunicípio
DFCentro de Ensino Médio Setor LesteBrasília
MSEscola Municipal Professora Iracema Maria VicenteCampo Grande
PEEscola Tomé Francisco da SilvaQuixabá
RJColégio Estadual Chequer JorgeItaperuna
RNEscola Estadual Presidente KennedyNatal
RREscola Estadual Lobo DálmadaBoa Vista


Contato: redacaoconecta@gmail.com | Fone: (87) 9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário