sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Escola do interior é parabenizada pela manutenção dos padrões básicos do Educar


A Escola Estadual Padre Nicolau Pimentel, de Limoeiro, recebeu nesta terça-feira (19), o consultor em Avaliação, Rodrigo Apgauá e a gestora de Monitoramento da Secretaria Executiva de Gestão da Rede, Shirley Moura, para verificação da manutenção do padrão básico do projeto Educar, implantando na unidade em 2010. A inspeção é uma solicitação do Banco Mundial, mantenedor do projeto.
Na vistoria, o consultor, avaliou a estrutura física da instituição estadual, que antes do projeto contava com apenas 280 estudantes, e hoje comporta 1.208 alunos nos três turnos diários. “Na minha última estada em Pernambuco, no mês de agosto, nós visitamos as escolas da Região Metropolitana do Recife, como encontramos pequenos e poucos problemas, ficamos com tempo disponível para ir às unidades do interior. Estou maravilhado, existe um sentimento de pertencimento por parte do aluno e isso gera a preservação do padrão. Elas estão muito além do estipulado, são sensacionais”, destaca Apgaúa.
Segundo a gestora da escola que possui 12 salas de aulas regulares, sala de dança e de música, biblioteca, auditório, refeitório e sala de aula de japonês, a visita gerou expectativa em todos. “Esse tipo de trabalho é importante porque cria uma grande expectativa nos professores e até nos estudantes. Dessa forma as pessoas que estão na gestão da rede podem vivenciar a rotina escolar e ver o nosso trabalho, e isso é gratificante”, diz Aurenize Bezerra.
A Padre Nicolau Pimentel conta ainda com a Rádio Menezes, um projeto que recebeu o nome do primeiro gestor da unidade e transmite música e aulas em formato de áudio, através do blog da escola e nos intervalos das aulas. “Ficamos muito felizes em perceber que a unidade não só atende os padrões básicos, o que já é muito difícil, tendo em vista a quantidade de estudantes, mas também desenvolve outras ações pedagógicas e que aproximam ainda mais o alunado”, explica a gestora da Gerência Regional Vale do Capibaribe (Limoeiro), Edjane Ribeiro.
A gestora de Monitoramento, Shirley Moura, explica que a implementação do padrão básico do projeto Educar impacta a melhoria dos indicadores educacionais da unidade escolar (Ideb, Idep, BDE). “A manutenção dos padrões básicos do projeto Educar também reflete no desenvolvimento de projetos pedagógicos que envolvem toda a comunidade escolar e promovem o sentimento de pertencimento nos jovens, fazendo com que continuem a preservação da boa estrutura”, pontua.
A comissão de avaliação formada por Apgáua, Shirley Moura e técnicos da Secretaria de Educação seguirão até a sexta-feira (21) com as visitas nas escolas do interior. 

redacaoconecta@gmail.com | Fone:9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário