sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Eduardo inaugura estande de PE em feira de petróleo e gás

https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_2507_tn_20120918103438f0a6.jpg
"Este é um evento de categoria internacional. Mostra o Brasil como potência no setor de óleo e gás. E Pernambuco, com sua forca neste segmento, tem que estar presente". Foi o que disse o governador Eduardo Campos ao participar da abertura da 30ª edição da Rio Oil and Gas Expo and Conference , nesta segunda-feira (17), no Riocentro, Rio de Janeiro.

A feira, que segue até o dia 20 de setembro, é o terceiro maior evento de petróleo e gás do mundo e uma excelente oportunidade para Pernambuco demonstrar o trabalho estruturado que vem realizando na organização das cadeias produtivas. Visando o contato com as principais empresas nacionais e internacionais do setor, o Complexo Industrial Portuário de Suape é, pela terceira vez, expositor no evento e teve seu estande inaugurado com a presença do governador.

Outro espaço que também contou com a visita de Eduardo Campos foi o Lounge Pernambuco. O local, dedicado às empresas pernambucanas, é produzido pelo SEBRAE-PE em parceria com a Petrobras.

"Pernambuco realiza feira com este perfil e temos levado nossa representação a várias feiras de óleo e gás pelo mundo afora. É oportunidade para mostrar Suape e para mostrar o cluster que desenvolvemos nos últimos anos", complementou o governador, que depois de participar da solenidade de abertura, visitou todos os pavilhões e conversou com empresários, executivos e gestores dos principais estandes.

O principal objetivo é consolidar o Estado como um excelente polo de investimentos nas áreas de petróleo, gás, naval e offshore, atraindo uma cadeia que dê suporte aos grandes empreendimentos instalados e em implantação. Para mostrar ainda mais as potencialidades de Pernambuco no setor, um grupo de cem pessoas, entre estudantes e professores de engenharia da UFPE, UPE e IFPE, está circulando pela feira com camisas padronizadas e diversos materiais de divulgação.

O Governo de Pernambuco vem investindo sistematicamente na formação de cadeias que sejam importantes para os clusters que estão se consolidando no Estado. O resultado dessa estratégia já aparece na criação de arranjos produtivos que desenvolvem diversos ramos de atividades no Estado, a exemplo do setor automobilístico, tecnologia da informação, alimentos, eólica, além da metal-mecânica.

A feira - Na sua última edição, em 2010, a feira recebeu mais de 1300 expositores, 53 mil visitantes e contou com a participação de 51 países. Na atuao,Suape ocupa um espaço de 70m², que fica localizado no primeiro pavilhão (espaço A 12). O estande tem um painel de LED, com 6m², onde são exibidas informações gerais sobre o Porto. As empresas pernambucanas também têm um local de destaque no evento. Realizado através de uma parceria entre a Petrobrás e o SEBRAE-PE, o Lounge Pernambuco reúne algumas empresas do Estado. Com características semelhantes ao de Suape, o estande ocupa o espaço L21, no terceiro pavilhão.

Suape Global - O Fórum Suape Global pelo Governo de Pernambuco, criado em 2008,  visa transformar o Estado em um polo provedor de bens e serviços para a indústria de petróleo, gás, naval e offshore. Conta hoje com 26 empresas instaladas ou em processo de instalação. Já são US$ 1,67 bilhão de investimento, com previsão de gerar 11,5 mil empregos diretos. O Fórum reúne diversas entidades governamentais, privadas, acadêmicas e bancos públicos (BNDES, BNB, BB e CEF).

Um passo importante para assegurar a implantação do projeto é a articulação das iniciativas dos vários integrantes. Por isso, foram criados seis grupos de trabalhos (GTs) separados pelas seguintes temáticas: Desenvolvimento de Recursos Humanos e Social (educação básica, capacitação etc.); Desenvolvimento Industrial; Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento do Território Estratégico de Suape; pesquisa, Tecnologia e Inovação; Ambiente e Desenvolvimento de Negócios e, por fim, Informação e Comunicação. A discussão e a realização de ações em torno desses temas são fundamentais para promover o desenvolvimento do novo cluster.


Redacaoconecta@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário