sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Projeto "Minha Escola, uma Excelente Escola" realiza seminário de sensibilização


     Créd. Rayanne Marinho

Sistematizar, registrar e disseminar as melhores práticas pedagógicas e experiências exitosas é o objetivo do projeto "Minha Escola, uma Excelente Escola", promovido através de um convênio entre a Secretaria de Educação (SE) e a Fundação Gilberto Freyre (FGF). Para apresentar a iniciativa e discutir sobre os critérios que serão utilizados, foi realizado um seminário de sensibilização, durante esta quarta-feira (22), reunindo diretores escolares, diretores e técnicos das 17 Gerências Regionais de Educação e representantes da SE, na sede da fundação em Apipucos.
A ideia do projeto é envolver os profissionais da rede estadual de ensino na identificação de boas práticas e experiências pedagógicas nas escolas públicas do Estado, que tenham contribuído na elevação dos seus resultados, por exemplo, o índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), redução da violência e da evasão, melhoria da taxa de aprovação, entre outros. "Estamos num momento em que a educação de Pernambuco tem sido destaque pelo bom desempenho nos indicadores de avaliação de ensino, e as boas experiências precisam ser divulgadas. E tão importante quanto mostrar essas práticas é que elas sirvam de modelo não só para o ensino púbico de Pernambuco, mas de todo o país. Há escolas que precisam de ajuda e outras que podem disseminar boas ideias", destacou o secretário de Educação, Anderson Gomes, durante a abertura do evento.
O seminário contou com a presença dos secretários executivos Paulo Dutra (Educação Profissional), Margareth Zaponi (Gestão de Rede) e Ana Selva (Desenvolvimento da Educação), mostrando ser uma ação articulada e intersetorial dos diversos setores da Secretaria de Educação. Para Margareth Zaponi, os avanços conquistados na educação pública do Estado nos últimos anos precisam ser replicados. "Pernambuco está na vanguarda das políticas inovadoras para a educação, mas nada disso faz sentido se não for amplamente comunicado e divulgado. Este é o momento de partilharmos essas práticas". Já Ana Selva ressaltou que a divulgação das boas práticas ajuda a desenvolver a política educacional do Estado. "Estamos num momento ímpar da educação e um dos pontos para transformar as boas experiências em políticas é lançar luz sobre essas experiências bem sucedidas", disse.
Abrindo o seminário, pela manhã, o presidente da FGF, Gilberto Freyre Neto, fez uma breve apresentação sobre o projeto. "Esse trabalho pretende descobrir, dentro de um certo universo da rede estadual de ensino, práticas que estão no extra classe que influenciam nos índices de controle como o IDEPE e o Ideb, criando um outro indicador, ainda mais completo, levando em conta outras variáveis, como o aspecto socioeconômico”, explicou.


Em seguida, Ivan Francisco, diretor da Escola Tomé Francisco da Silva, da comunidade de Lagoa da Cruz, em Quixaba, palestrou sobre a gestão escolar que tem feito da escola modelo não só para Pernambuco, mas para o país, conquistando o prêmio de Escola Referência em Gestão Escolar nos anos de 2009 e 2012 e o primeiro lugar no Idepe (anos iniciais) em 2008, 2009, 20010 e 2011. "Não existe receita pronta. Cada escola tem uma identidade, uma realidade diferente. No nosso caso, o que deu certo foi o trabalho entrosado da equipe e o fortalecimento das relações interpessoais, com uma gestão democrática, o que permite a participação da comunidade", afirmou Ivan. No período da tarde, os participantes se envolveram em discussões sobre os critérios do projeto em grupos de trabalho.
Projeto - A partir de um estudo colaborativo, levando em consideração fatores socioeconômicos, será criado um novo índice para medir a eficiência das escolas e servir de parâmetro para as políticas públicas do Governo do Estado. Após a coleta, pesquisa e triagem, a coleção de boas práticas pedagógicas servirá de base para a elaboração de 20 vídeos temáticos, com duração de 10 a 12 minutos, que servirão para disseminar boas ideias em instituições públicas de ensino pelos agentes multiplicadores formados pelo projeto.


Contato:usbconecta@hotmail.com | Fone: (87) 9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário