terça-feira, 14 de agosto de 2012

Exemplos de superação marcaram a segunda turma do Ganhe o Mundo

Um divisor de águas. Essa foi a frase mais repetida pelos 40 estudantes que embarcaram às 10h de hoje (13/08) rumo aos Estados Unidos. Eles fazem parte da segunda turma do Programa Ganhe o Mundo, cujo objetivo é proporcionar seis meses de intercâmbio cultural e o aprendizado do segundo idioma aos alunos da Rede Estadual de Educação.
 
O governador Eduardo Campos esteve no Aeroporto Internacional do Guararapes e acompanhou o embarque desta segunda turma. Outros 27 jovens viajaram para o mesmo destino no último dia 1, numa história de superação e que não tem um só protagonista. A conquista é de jovens garotos e garotas, mas também de pais e familiares, pernambucanos de todos os recantos do estado.
 
Seu Gilvan Viera é agricultor de Quixaba, que fica no Sertão do Pajeú, a 409,8 Km do Recife. Pai de Henrique, 15, ele contou um pouco de sua difícil trajetória como homem do campo. Só freqüentava as aulas em dias de chuva e concluiu apenas a 1° série do ensino fundamental. Agora, sua missão é quebrar a tradição.
 


“Ver meu filho ir estudar fora do país é o melhor presente que poderia receber no dia dos pais”, disse. “Eu tinha fome e sede por estudar, mas não tive muitas oportunidades. Agora, me realizo nele”, confessou o agricultor, que nem sequer possui renda fixa por mês. Henrique, por sua vez, é mesmo o que podemos chamar de garoto prodígio. Aos 15 anos, já participou de cinco Olimpíadas de Matemática e, em uma das investidas, teve “inclusive a oportunidade de conhecer a presidenta Dilma Rousseff”, revelou orgulhoso o pai.
 
Antes do voo 904A da AmericanAirline decolar, Eduardo fez questão deixar a sua mensagem para os jovens talentos pernambucanos. “Estamos cuidando de vocês que são os nossos grandes tesouros”, afirmou. Desejando boa viagem e juízo, ele garantiu também recepcioná-los na volta para casa, e apostou: “Estamos virando o jogo e construindo uma educação que faz a diferença. Vamos plantar hoje e colher amanhã”.
 
Jasmyne Taumaturgo, 16, é do Recife.  A jovem destacou a importância de receber a “bênção” do governador no dia que, segundo ela, é o mais importante da sua vida. “A presença do governador aqui demonstra o seu apoio e a certeza de que não estamos sozinhos. Além disso, denota que ele está investindo na gente”. Com o coração apertadinho Dona Marta, mãe de Jasmyne, prefere acreditar “que seis meses passarão como seis dias”
 
Durante o semestre letivo, os jovens ficarão hospedados na casa de famílias norte-americanas de quatro estados: Califórnia, Washington, Arizona e Colorado. Cada estudante receberá uma bolsa de 300 dólares, seguro saúde e um tablet para auxiliar nos estudos e na comunicação com a família pernambucana.
 
Com o computador nas mãos, Iago Valença, de Sanharó, Agreste Central, a 194,8 km da capital, despediu-se dos pais já marcando a hora do primeiro contato virtual.   Ele foi um dos que tiveram 100% de aproveitamento no intensivo de inglês oferecido nas escolas estaduais.  “Hoje, entendo 75% de um filme. Antes, acredito que entendia menos que 10%”, garantiu o garoto, que se mostrou muito consciente da sua tarefa no país estrangeiro.  “Sempre foi um sonho e o Governo está proporcionando essa oportunidade que muitos gostariam de estar no meu lugar. Quero representar muito bem Pernambuco e o Brasil”.
 
“Não temos muitos recursos, mas temos educação. São jovens muito equilibrados e vão pra estudar”, cravou a mãe de Iago, Dona Ivanildo Valença, 36, assumindo o papel de porta-voz dos familiares que estavam no local. O próximo embarque será no próximo dia 22. Até o fim do mês, 563 alunos terão embarcado para os Estados Unidos e Canadá. Em janeiro outros 425 estudantes serão enviados para a Nova Zelândia e países de língua espanhola.

0 comentários:

Postar um comentário