Desses, 40 já embarcam nesta segunda-feira (13) com destino aos EUA
Mais 223 estudantes da rede estadual que viajam para o intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo (PGM) tiveram, nesta sexta-feira (10), a oportunidade de tirar suas últimas dúvidas. Acompanhados de seus pais e responsáveis, os jovens foram recebidos com café da manhã na quadra de esporte da Secretaria de Educação (SE), onde conversaram com a coordenação do PGM e a equipe da CI, empresa que vai gerenciar o intercâmbio desse grupo.
Desse total, 40 embarcam já na próxima segunda-feira (13) com destino aos estados do Colorado, Califórnia, Arizona, e Washington – todos nos Estados Unidos. Eles partem na manhã da segunda-feira para Miami, onde passam a noite em um hotel. No dia seguinte, seguem para seus estados de destino. Todo o percurso será acompanhado pela coordenação do PGM.
Vítor Lima, 14 anos, é um dos mais novos entre todos os intercambistas. Estudante do 2º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arnaldo Assunção, em Caruaru, é um dos 40 que viaja na segunda-feira, com destino a Phoenix, no estado do Arizona. “Phoenix fica no meio do deserto de Sonora, por isso é muito quente e seco”, conta Vítor, mostrando que já estudou um pouco sobre a cidade onde vai passar os próximos seis meses.Dividida entre a alegria e a ansiedade, Eva Lima, mãe, garante que, mais do que aprendizado pedagógico, espera que a temporada no exterior renda ao filho uma boa dose de responsabilidade. “Eu espero mais da volta do que da ida”, afirmou Eva. “Gostaria de encontrar intercambistas de outras partes do mundo, desde que não falem português”, brincou Vítor.
Para o pai, Samuel Santos, que é músico, a ansiedade diminuiu com o contato que receberam, por email, da host-family em Phoenix. “É uma família de músicos como a nossa, isso já melhorou as nossas expectativas”, revela.
O secretário de Educação, Anderson Gomes, garantiu que todos os intercambistas terão seus próprios tablets. “Vocês poderão instalar programas como Skype e MSN para se comunicarem com seus familiares e conosco da Secretaria”, afirmou.
Gomes ainda ressaltou o apoio dos coordenadores do PGM nas Gerências Regionais de Educação (GREs) em todo o Estado. Cada deles recebeu um notebook. “Por trás de cada embarque, existe uma equipe muito grande trabalhando para viabilizar esse programa”, homenageou o secretário.
A chefe de gabinete, Roberta Kacowicz, vai acompanhar a viagem dos intercambistas que tem a Califórnia como destino final. Ela falou sobre suas experiências no exterior e deu dicas aos estudantes. “Mesmo dentro do Brasil nós temos diferenças culturais, por isso é importante que vocês fiquem atentos aos hábitos e costumes, e também aos gestos corporais”, orientou.
A cônsul de Diplomacia Pública do Consulado dos EUA no Recife, Heide Arola, conversou com os estudantes sobre os costumes norte-americanos e sobre a importância do programa. “Daqui a cinco ou 10 anos, o Governo do Estado vai olhar para trás e perceber que o Ganhe o Mundo mudou Pernambuco”, disse.
0 comentários:
Postar um comentário