quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Pernambuco sedia seminário contra homofobia

Em relatório da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Pernambuco se encontra em sexto lugar no ranking brasileiro de maior índice de homicídios homofóbicos

Representando Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Paulo Moraes, secretário executiva de Justiça e Direitos Humanos, abriu ontem o seminário estadual “Vamos Cantar um Pernambuco sem Homofobia: Respeito e Cidadania para a população LGBT”. A ação que objetiva discutir o fortalecimento da luta contra o preconceito com os homossexuais, uma vez que a liberdade sexual é a meta dos movimentos da população LGBT.
Segundo Paulo Moraes, a meta da secretária Laura Gomes é levar para todo o Estado, debates contra a homofobia e consequentemente, desmistificar o preconceito. “A partir desses discursos, o segmento fica mais fortalecido, contribuindo assim, para que as pessoas entendam e respeitem a liberdade sexual”, destacou.
Já para Maxwell Vignoli, promotor de Direitos Humanos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ainda existe uma precariedade de políticas públicas para com o segmento LGBT. Segundo ele, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos divulgou relatório sobre a violência homofóbica no Brasil, alertando que em 2011 aconteceram 278 homicídios de caráter homofófico. O Estado de Pernambuco ocupa o sexto lugar no ranking brasileiro com maior índice de homicídios dessa natureza.
Na oportunidade, Rhemo Guedes, coordenador do Centro Estadual de Combate à Homofobia do Governo do Estado, falou sobre os serviço oferecidos pelo centro. “Lá o segmento vai encontrar apoio psicossocial e jurídico. Neste ano, mais de 60 pessoas já foram atendidas, dessas, 80% sofreram violência física ou psicológica, as quais quase sempre aconteceram em ambiente familiar ou outras procuram o auxílio na área de direito”.
O Centro Estadual de Combate à Homofobia fica localizado na Rua Benfica, Madalena, mais precisamente, na Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, com atendimentos das 8h às 18h.
Estiveram presentes também no encontro, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); do Conselho Regional de Assistência Social (CRAS); além de Rildo Veras, assessor especial do Governo de Pernambuco  para Diversidade Sexual.

redacaoconecta@gmail.com | Fone:9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário