sábado, 22 de setembro de 2012

Parceria realizará capacitação de 25 mil estudantes para o trânsito


Ação das secretarias de Educação e Cidades visa diminuir os acidentes de moto


As secretarias estaduais de Educação e Cidades firmaram, na última quinta-feira (20), um convênio voltado para a educação de jovens no trânsito. O programa, batizado de Piloto Cidadão e financiado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), prevê a orientação de 25 mil estudantes da rede estadual de ensino e tem como finalidade a redução de acidentes envolvendo motocicletas.
O projeto, uma das prioridades da Educação e do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco, tem duração de 12 meses e abrange 42 municípios, incluindo Região Metropolitana do Recife, escolhidos segundo índices de acidentes.
Os jovens participantes receberão noções de trânsito e cidadania; como conduzir veículos de duas rodas, condições necessárias para ser um piloto, vestimentas adequadas para pilotagem, velocidade permitidas nas vias, principais infrações e penalidades, dicas de direção defensiva, normas de circulação e conduta, primeiros socorros e meio ambiente.
“Educar crianças e adolescentes para o trânsito pode ser mais eficiente do que educar adultos, pois os primeiros estão em processo de formação como indivíduos”, disse Fátima Bezerra, presidente do Detran-PE.
O Piloto Cidadão será executado pela ONG Instituto Pró-Cidadania (IPC) e conta com investimento de R$ 950 mil do Detran. Ao todo, cinco equipes serão as responsáveis pela capacitação, que percorrerá o Estado com laboratórios móveis de informática. Os educandos terão acesso a ferramentas tecnológicas modernas e atrativas direcionadas à Internet e ao uso de tecnologias de ensino a distância, totalizando dez horas de aula. Após avaliação, os 100 estudantes mais bem colocados concorrerão a premiações.
A assinatura da parceria aconteceu durante a abertura da XII Feira de Educação de Trânsito e contou com a presença da presidente do Detran e do secretario executivo de Educação Profisional, Paulo Dutra. “A educação para o trânsito é um tema transversal e é bom quando outra secretaria assume conosco o objetivo de construir esse conhecimento. Os acidentes têm aumentado e é preciso oferecer ao jovem essa orientação”, disse.

redacaoconecta@gmail.com | Fone:9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário