sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Jovens Parlamentaresdo Nordeste estiveram reunidos em Itamaracá


Encontro serviu como preparação para a Semana Parlamentar, que acontecerá em Brasília

Jovens parlamentares de todo o Nordeste estiveram reunidos, durante o último final de semana no Hotel Orange, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR), para discutir a elaboração de projetos de lei e socializarem experiências. O encontro foi uma preparação para a Semana Parlamentar, que acontece em Brasília, entre os dias 24 e 28 deste mês.
A iniciativa foi inédita. Segundo o coordenador do programa Jovens Pernambucanos na Secretaria de Educação de Pernambuco (SE), Antônio Carlos Mendes, pela primeira vez os 23 jovens parlamentares representantes de todos os estados nordestinos estiveram se capacitando para vivenciar a experiência na capital federal – durante a qual vão tomar posse como deputados, participar de oficinas de projeto de lei e conhecer o expediente parlamentar. A exemplo do ano passado, Pernambuco será representado por quatro estudantes.
“Fizemos uma preparação para que eles ficassem familiarizados com a atividade quando chegarem na capital federal”, afirma Mendes. A intenção de juntar os jovens parlamentares do Nordeste nasceu do interesse dos próprios estados no modelo de gestão pernambucano. “Subimos o número de inscrições de 25 para 320 em um ano, tivemos o maior número de inscritos em todo o País. Pernambuco é modelo de gestão, quando se trata de política pública para juventude”, completa.

A estudante Girlane Balbino é uma das caras do ineditismo e do esforço pela inclusão social em Pernambuco. Cega, aluna da Escola Estadual Sylvio Rabello, no Recife, foi uma das selecionadas pela SE, junto à Câmara dos Deputados e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), como uma das quatro representantes do Estado. Ela concorreu com um projeto de lei que dispõe sobre o incentivo à produção de material em Braille para cegos e pessoas com baixa-visão. “O acesso à informação precisa chegar também aos alunos com deficiência visual”, argumentou a jovem.
O colega, Lucas Libório, 17 anos, da Escola Estadual Dom João da Mata Amaral, de Garanhuns, no Agreste, também faz parte do grupo que viajará até Brasília. Com um projeto na área de saúde, ele pede para que o Governo Federal crie um órgão para supervisionar os hospitais do Brasil. “Os que tiverem alta qualidade de atendimento, receberão uma verba para fazer mais investimentos. Já os que apresentarem baixa qualidade receberão advertência podendo ter, inclusive, o repasse da verba atual suspensa”.

Vera Reis, coordenadora do Programa Jovens Embaixadores do Rio Grande do Norte e relatora Nacional do Parlamento, falou da importância da ação. “Os jovens tem a oportunidade de desenvolver projetos para a realização da cidadania. Ao mesmo tempo, eles desenvolvem o senso critico, mas com responsabilidade”, disse.
Rodolfo do Nascimento, aluno do estado de Alagoas, será o único a representar o seu estado em Brasília. “Meu projeto retrata a gestão da separação do resíduo do solo incluindo os catadores de materiais recicláveis como agentes das transformações sociais e ambientais. Durante a minha pesquisa descobri que, no Brasil, o número de pessoas nessa profissão pode chegar a 1 milhão e que a cada dez catadores, três gostariam de continuar trabalhando na área de coleta”, explicou.              
Na última edição, realizada em 2011, Pernambuco foi representado por quatro estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, de Recife. Este ano, além de aluno de Recife, também seguem para Brasília, dois alunos de Garanhuns e um de Bezerros.

redacaoconecta@gmail.com | Fone:9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário