sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Serviços públicos para a população na Ocupação Social do Governo Presente


Créd. Ademar Filho

Quem compareceu à Secretaria de Educação de Pernambuco (SE), no bairro da Várzea, nesta sexta-feira (17), aproveitou um dia de muita informação, lazer, cultura e cidadania. São ao todo 11 secretarias de estado envolvidas no Programa Governo Presente, que promovem a Ocupação Social, um grande mutirão de serviços públicos e cidadania.
São esperados, durante todo o dia, pelo menos três mil moradores dos bairros da Várzea, Torre e Iputinga - que compõem a 4º Região Político Administrativa do Governo Presente. Durante a abertura, o secretário executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, representando o secretário de Educação Anderson Gomes, afirmou ser uma honra para a SE receber a ação. “Nós já fazemos o trabalho de cidadania nas escolas, mas é muito importante termos tantas secretarias de Estado reunidas aqui”, disse.
Para o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o Governo Presente é um símbolo da aproximação entre governo e sociedade civil. “Aqui o governo vai até a população. Esse programa tem feito muito no combate à violência”, afirmou.
A Secretaria de Educação, além de anfitriã, promoveu diversas atividades. Como parte das atividades da SE no Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto, 20 estudantes de cinco escolas de referência da rede estadual apresentaram, em um stand, o que aprenderam durante a formação que receberam nas próprias escolas. “Hoje Pernambuco tem cerca de 600 mortes por ano resultantes de acidentes de moto. Desse número, 75% são homens e jovens”, relatou Raiane Mendes, da Escola de Referência em Ensino Médio Sizenando Silveira.
Os demais estudantes apresentaram os itens de segurança necessários para conduzir uma moto. “O número de acidentes envolvendo crianças e adolescentes tem aumentado também, o que é muito perigoso”, disse Lizandra Caroline, também aluna da Sizenando Silveira.
Em outro espaço, professoras do Programa Escola Aberta no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) da Torre ministraram uma oficina de pintura em tecido. “Fazemos a orientação. Ao final, as pessoas podem levar para casa o pano que pintaram”, conta a professora Rosinalda Silva.




Os visitantes puderam conhecer um pouco do trabalho de alfabetização de jovens e adultos desenvolvidos pelo Programa Paulo Freire e da história do pedagogo que empresta nome ao programa e ao método de alfabetização. Estudantes participaram de atividades culturais e de contação de histórias. Na quadra de esportes, a principal atração foi a apresentação da banda da Escola Estadual Murilo Braga, da Várzea.
Serviços públicos - Os cidadãos que estiveram no evento puderam, ainda, receber os serviços de mais 10 secretarias de estado, além de órgãos como o Detran e a Compesa. Os visitantes aproveitam a oportunidade para fazer o cadastro no sistema da Agência do Trabalho; inscrever-se no Programa CNH Popular, que oferece carteira de habilitação gratuita para a população de baixa renda; resolver pequenos problemas jurídicos com o serviço de mediação de conflitos; fazer exames de saúde gratuitamente (exame preventivo do colo do útero, glicemia, aferição de pressão, teste rápido de Aids); participar de palestras e oficinas de primeiros socorros, combate a incêndios, entre outros.
Governo Presente - O Governo Presente de Ações Integradas foi instituído por lei em 2011, como linha de ação do Pacto Pela Vida, com foco na Prevenção Social do Crime e da Violência e está sob a coordenação da Secretaria de Articulação Social e Regional (Seart). “Essa será a maior ocupação social do Governo Presente deste ano, mobilizar tantas secretarias de Estado numa só ação”, informa Luciana Azevedo, secretária executiva da Seart. Essas ações são realizadas em Territórios Especiais de Cidadania, ou seja, comunidades marcadas pela exclusão, de acordo com dados da Secretaria de Defesa Social. “Os territórios são a esperança de um outro modelo de sociedade verdadeiramente democrática e cidadã”, projeta Luciana Azevedo.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação de Pernambuco

0 comentários:

Postar um comentário