domingo, 26 de agosto de 2012

Programa Ganhe o Mundo leva os primeiros alunos ao Canadá

gm2
Como vem fazendo desde a primeira turma, o governador Eduardo Campos foi mais uma vez ao Aeroporto dos Guararapes, na manhã desta quinta-feira (23/08), acompanhar o embarque dos primeiros alunos do Programa Ganhe o Mundo para o Canadá. Desta vez foram 57 estudantes, divididos em três grupos. Ao todo, já são 142 de jovens intercambistas do Estado e a meta é encerrar o mês com 563 estudantes fora do país.

Em meio a um Aeroporto lotado por familiares e estudantes, Eduardo foi recebido calorosamente pelos jovens e fez questão de tirar fotos com cada um dos participantes do programa. “A emoção das famílias é a nossa emoção. Daqui a 6 meses, eles estarão de volta para serem testemunhas de que a educação é o caminho para mudar as suas vidas e das famílias”, disse. Os seguiram para as cidades canadenses de Gulf Island, Vernon, Qualicum, Nanaimo, Malaspina, Kamloops, Okanagan, Nova Scotia, onde passarão um semestre letivo.

O governador ouviu um pouco das histórias de vida desses meninos e meninos, que, apesar de tão jovens, tinham muito que dizer. A superação alcançada por Danilo Melo, 17, foi uma delas. O jovem, natural de Limoeiro, sofreu um acidente de carro aos 11 anos de idade, quando ficou por mais de um mês em coma. Na época, a previsão dos médicos era a de que ele jamais voltaria a andar e a falar. Hoje, ele é um dos selecionados do Ganhe o Mundo. 

O garoto contou que, embora tenha que tomar medicamentos até hoje por conta do acidente, aprendeu muito sobre o valor da vida. “Eu só tenho a agradecer. E esse agradecimento é, em especial, ao Governo do Estado, que primeiro ajudou a custear todo o meu tratamento de saúde e agora me oferece essa oportunidade de aprender uma segunda língua”, disse. “Quando saí do coma, a primeira palavra que li foi esperança, que estava bordada na roupa da enfermeira, que me atendeu pelo Sassepe”, completou o garoto, lembrando-se de alguns detalhes. 

Sua mãe, Verônica Maria, é professora do estado e criou sozinha Danilo e os seus dois irmãos. O seu esposo faleceu neste mesmo acidente. “Ele perdeu um pai e ganhou outro: o Governo do Estado”, afirmou, contando que, antes de estudar na Escola de Referência Professora Jandira de Andrade Lima, Danilo passou por duas outras escolas privadas e não se adaptou. O motivo: “A escola tem uma política de inclusão muito maior do que a particular”, afirmou.

E é uma história dentro da outra. De São Vicente Férrer, no Agreste pernambucano, a estudante Gabriela dos Santos, 16, viveu nos últimos dias uma segunda emoção. Através de uma gravação para tevê sobre o Ganhe o Mundo, ele pôde reencontrar o pai que não via havia mais de 10 anos. “Depois disso (o programa de tevê), ficou fácil para ele descobrir meu endereço e vir me visitar. Foi muito emocionante o nosso encontro. Desejou-me muita sorte e pediu para eu aproveitar ao máximo essa oportunidade”, contou a aluna da Cel. João Francisco.

Além do pai, Gabriela deixa no Recife o namorado de quatro anos e a avó, com quem sempre viveu. D. Rita Maria Barbosa, de 67 anos, confessou que, até conversar com o governador, estava bem nervosa com a viagem. “Eduardo me explicou tudo bem direitinho e me tranqüilizou”.


Contato:usbconecta@hotmail.com | Fone: (87) 9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário