sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Novo grupo com 36 estudantes embarca p os EUA




Mais 36 estudantes da rede estadual embarcaram, nesta quarta-feira (22), com destino aos Estados Unidos para seis meses de intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo. Acompanhados de familiares e amigos, os estudantes começaram a chegar ao Aeroporto Internacional dos Guararapes por volta das 6h vindos de todas as regiões de Pernambuco.
Duas vans com 32 alunos e 2 professores partiram da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João David de Souza, em Santa Maria da Cambucá, a 160 km da capital, para prestigiar o embarque do colega Pedro Sabino. “Ele é um rapaz dedicado, estudioso, inteligente. Para ele, o céu é o limite”, definiu o amigo Zenildo Silva.
O destino de Pedro é a cidade de Indio, ao sul de Palm Springs, Califórnia. Dividido entre a euforia e a emoção, o estudante tem uma certeza: quer mergulhar na cultura do país de destino. “Espero aprender muito. Sem dúvida todos nós voltaremos diferentes”, assegurou.
Os intercambistas viajam para Miami, na Florida, onde passam a noite. Amanhã (23), seguem para Phoenix, Dallas, Los Angeles, Minneapolis, Salt Lake City, Lexington e Denver. Alguns estudantes, como Pedro, ainda continuam a viagem de carro até cidades menores nas regiões metropolitanas.

Paulo Victor Silva, aluno da Escola Estadual Moacir de Albuquerque, em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, tem a viagem estendida até a cidade de Gilbert, próxima a Phoenix, Arizona – onde, por coincidência, já está o seu irmão, também intercambista do Ganhe o Mundo. “Já estamos marcando uma data para nos encontrarmos”, revelou.
A maratona de viagem é uma experiência nova para o menino que nunca viajou para além de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde nasceu. “O importante é que esse intercâmbio vai me abrir muitas portas”, garantiu.

Também é na volta que deposita as maiores esperanças o secretário de Educação Anderson Gomes. “Com todo o desenvolvimento econômico de Pernambuco, muitas novas oportunidades estão aparecendo. Temos a Copa das Confederações e depois a Copa do Mundo, temos muitas empresas multinacionais que estão se instalando no Estado. Tudo isso vai demandar pessoas qualificadas, com fluência em pelo menos uma língua estrangeira”, explicou.
Antes de embarcar, os jovens ainda receberam a visita do governador Eduardo Campos. Para ele, meritocracia é a palavra que define a oportunidade que o Estado oferece aos estudantes. “Quem está aqui,conquistou este espaço. Fazer um intercâmbio não é mais privilégio das classes média e alta”, afirmou.
Toda a recepção dos estudantes no aeroporto foi acompanhada pela banda da Escola Estadual Nilo Coelho, localizada no bairro da Estância, na Zona Oeste do Recife.
Canadá – O primeiro embarque para o Canadá acontece nesta quinta-feira (23). Serão 57 estudantes que partem com destino as cidades de Gulf Island, Vernon, Qualicum, Nanaimo, Malaspina, Kamloops,Okanagan e Nova Scotia.
Até o final de setembro, 563 alunos da rede estadual terão embarcado rumo a Estados Unidos e Canadá. Em janeiro, mais 562 começam a viajar para seis meses de intercâmbio em países de língua espanhola e na Nova Zelândia.
Ganhe o Mundo - Implantado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Educação, visa ofertar aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual cursos de idiomas em inglês e espanhol, além de intercâmbio internacional com países de língua inglesa e espanhola. Ao todo, 273 escolas de 124 municípios são atendidas pelo PGM, que oferece curso intensivo de inglês ou espanhol para cerca de 24 mil estudantes da rede estadual de ensino.
Contato:usbconecta@hotmail.com | Fone: (87) 9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário