sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Educação em Direitos Humanos é tema de fórum em Caruaru


Professores, estudantes, gestores e sociedade civil estão reunidos


O Fórum Regional de Educação em Direitos Humanos chega, nesta quinta-feira, ao município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Durante todo o dia, professores, estudantes, gestores e sociedade civil estão reunidos com o objetivo de fortalecer a política de educação em direitos humanos no Estado e nos municípios.
Segundo Marta Lima, gerente de Políticas Educacionais em Direitos Humanos da Secretaria de Educação (SE), o encontro deve orientar as temáticas da Educação em Direitos Humanos no sistema de educação do Estado e contribuir para a incorporação dessas temáticas no Plano Estadual de Educação. De acordo com a gestora, o fórum deve reunir todos os atores da sociedade envolvidos com educação, de professores a alunos, passando por organizações não governamentais, sindicatos, e representações dos executivos estadual e municipal.
Ela destaca o pioneirismo da SE quando o tema é educação em direitos humanos. “O Conselho Nacional de Educação homologou, em maio deste ano, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Na Secretaria de Educação de Pernambuco, desde 2007 temos uma política educacional voltada para os direitos humanos”, afirma. “Os outros estados ainda estão conhecendo essas diretrizes, enquanto nós já trabalhamos e socializamos nesses fóruns”, completa.
Os fóruns regionais são ações itinerantes que vão percorrer todas as 17 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado como preparação para o Seminário Nacional de Educação em Direitos Humanos, que acontece entre os dias 25 e 27 de novembro, no Recife, e vai integrar e socializar as contribuições dos fóruns regionais.
As atividades já aconteceram nas regionais de Limoeiro, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão e também na Metropolitana Sul. As próximas estão previstas para Petrolina, no próximo dia 22, e Garanhuns, no dia 29.

0 comentários:

Postar um comentário